16/08/2009

Livro sobre energia eólica será lançado na próxima terça-feira

Agregar teoria e prática é fundamental para fazer avançar os estudos e o desenvolvimento do aproveitamento da energia eólica. Esta é a perspectiva apresentada pelo livro ENERGIA EÓLICA para produção de energia elétrica, do engenheiro Ronaldo dos Santos Custódio, editado pela Eletrobrás, e que será lançado no dia 18 (próxima terça-feira), às 20h30, na Expo Unimed Curitiba (campus da Universidade Positivo), durante o 4º Congresso Internacional de Bioenergia, em Curitiba (PR).
Custódio é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e mestre em engenharia elétrica, com dissertação em energia eólica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002. Estudioso do vento como fonte para produção de energia, o autor oferece uma obra completa e também um seguro ponto de partida aos que não possuam conhecimento e queiram desenvolver-se na área.
Estruturado em 12 capítulos, o livro aborda e sistematiza parâmetros de projetos de fazendas eólicas (o terreno e sua influência no vento, o vento, aerogeradores e sua disposição e a conexão ao sistema elétrico), que permitem elaboração de metodologia para estudos, projetos e implantação de fazenda eólica. “O livro do engenheiro Ronaldo dos Santos Custódio, que reúne reconhecida competência técnica e acadêmica, constitui obra do gênero inédita em nosso país. Traça roteiros objetivos das etapas a serem vencidas para a elaboração de um empreendimento de qualidade no setor, além de ser uma importante contribuição para o desenvolvimento e a consolidação dos aproveitamentos eólicos no Brasil”, registra Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, na apresentação da obra.
Estudos minuciosos sobre terreno e sua influência no vento; os ventos, seus aspectos robabilísticos e características; a disposição das máquinas no parque eólico para maior eficiência da usina, tipos de máquinas, critérios para definição das distâncias entre os aerogeradores e sua disposição no terreno, e estudos de conexão da usina na rede são as linhas mestras deste trabalho.
Fonte: Portal Paraná Shop – 16/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário