31/07/2009

Procedimentos de Rede do SIN são aprovados em caráter definitivo

A Aneel aprovou em caráter definitivo a revisão dos Procedimentos de Rede que estabelecem as regras para a operação das instalações de transmissão da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde que foram homologados provisoriamente, o Operador Nacional do Sistema (ONS) - entidade responsável por elaborar os Procedimentos – propôs adequações ao documento que foram analisadas por técnicos e deliberadas pela diretoria da Agência na última reunião pública.
Dividida em 25 módulos, a versão final dos Procedimentos define os requisitos necessários à realização das atividades de planejamento da operação eletroenergética, administração da transmissão, programação e operação em tempo real no âmbito do SIN.
A elaboração das normas contou com o amplo envolvimento da sociedade civil. No âmbito da Aneel, o projeto dos Procedimentos foi submetido a duas audiências e uma consulta pública. Durante esse período, 32 entidades enviaram 3780 contribuições que foram analisadas e parcialmente incorporadas ao documento aprovado. Anteriormente, o ONS havia organizado uma consulta e um workshop externo com a participação de 80 agentes do setor.
Fonte: Boletim Energia ANEEL - 31/07/2009

Um comentário:

  1. De uma vez por todas estão definidos os critérios de conexão ao SIN para projetos de Geração de Energia Eólica. Pode ajudar também a definir os critérios com as ICG´s.

    ResponderExcluir