19/06/2012

Desenvix coloca três parques eólicos para operar em testes


Esta obra teve conexão por conta do empreendedor em derivação de linha de transmissão 230 kV da CHESF. Salvo informação em contrário, todas as obras foram realizadas sob responsabilidade do empreendedor. Dependeu, no entanto, de negociação com a CHESF para que a conexão fosse realizada de acordo com o padrão e procedimentos da concessionária. Tivesse optado por ICG, a Desenvix estaria na mesma situação dos demais empreendedores. Vejam a notícia da redação do Jornal da Energia

Usinas na Bahia somam 95MW em potência instalada e foram viabilizadas por leilão de 2009

 A Desenvix recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para colocar em operação, em fase de testes, três parques eólicos construídos na Bahia. As usinas Novo Horizonte (30MW), Macaúbas (35MW) e Seabra (30MW), todas em Brotas de Macaúbas, somam 95MW distribuídos em 57 aerogeradores.

As usinas foram viabilizadas no primeiro leilão de energia eólica do País, em dezembro de 2009, quando fecharam a venda da produção futura a R$139,99 por MWh (valor com data base de dezembro de 2009). Os contratos têm duração de vinte anos e envolvem 34MWmédios.

A Desenvix investiu cerca de R$415 mil no empreendimento, que precisa entrar em operação comercial até 1 de julho. As turbinas foram fornecidas pela francesa Alstom, sendo que a Engevix foi responsável pelas obras civis e linhas de transmissão.

A empresa ainda afirma que a região em que foram instalados os projetos possui potencial para até 300MW, divididos em 10 usinas de 30MW. A companhia já tem, inclusive, licença ambiental para os empreendimentos, com validade até julho de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário