21/08/2012

Acciona terá fábrica de hubs para turbinas eólicas na Bahia



Unidade, próxima de ser inaugurada, pode ser futuramente ampliada para incluir a produção de outros equipamentos  

A espanhola Acciona, fabricante de equipamentos para a geração de energia eólica, está bem próxima de instalar uma nova fábrica para hubs na cidade de Simões Filho, Bahia. O hub é uma peça que fica na frente do aerogerador e na qual são conectadas as pás. O equipamento é apelidado de “nariz da turbina”.

Apesar de a notícia coincidir com o recente descredenciamento da empresa do Finame, sob a alegação de não cumprimento dos índices mínimos de nacionalização exigidos pelo BNDES, a instalação estava aprovada pelo governo da Bahia há "bastante tempo". 

Segundo o secretário executivo da Câmara Transversal de Energia da Bahia, Rafael Valverde, o investimento só não foi divulgado antes "por uma questão de governança corporativa da Acciona". O técnico do governo, porém, diz que essa é "uma excelente oportunidade" para a empresa, uma vez que "mostra que ela já tinha uma estratégia de nacionalização”.

Segundo o secretário, a construção da fábrica está prevista para ocorrer em duas etapas, com a possibilidade de expansão da unidade para produzir outros produtos. A ampliação, no entanto, vai depender da evolução do market share da Acciona no Brasil.

Fechado
A Acciona anunciou em abril deste ano seu primeiro contrato de fornecimento de turbinas eólicas no Brasil. O negócio foi fechado com a CPFL Renováveis e prevê a fabricação e instalação de 40 máquinas, de 3MW cada, em parques no Rio Grande do Sul.


Siga o blog no twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário