17/08/2011

A-3 2011 - Modicidade Tarifária x Crescimento Sustentável

O 12°. leilão A-3 (2011) começou oficialmente as 11:15 de hoje. Veja abaixo quais fontes concorrem:
Leilões de Reserva e A-3 / 2011 – resumo da habilitação (por fonte):
FONTE
PROJETOS
OFERTA (MW)
Hidrelétrica (ampliação)
1
450
Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs
27
443
Eólicas
240
6.052
Termelétricas à biomassa
43
2.750
Termelétricas a gás natural
10
4.388
TOTAL
321
14.083
Fonte: EPE
A estratégia do leilão segue a política de modicidade tarifária da EPE: Diversas fontes competindo entre si independente do momento em que cada uma se encontra. Quisera que no futuro se pudesse levar também em conta uma estratégia de crescimento sustentado da cadeia produtiva, em especial da fonte eólica.
Há neste conceito muitos benefícios tais como a geração de empregos, atração de investimentos, contrapartidas ambientais que beneficiam comunidades nos locais de implantação, aumento do nível de emprego, enfim vários benefícios tangíveis e intangíveis que podem justificar um aumento na tarifa de energia.
Nesta análise pode-se ainda levar em conta benefícios ambientais tais como a contribuição para o controle de emissão de gases do efeito estufa e o menor impacto ambiental deste tipo de projeto quando comparado com outras fontes. Estes benefícios, embora intangíveis, podem ser os mais importantes quando focamos na qualidade de vida das próximas gerações. 
Empresas que estão se instalando no Brasil bem como investidores brasileiros e internacionais acreditam na energia eólica brasileira. Já vemos a sociedade brasileira preparada para os impactos do aumento da participação desta fonte. Resta aos nossos órgãos governamentais (MME, MMA, EPE, ANEEL, governos estaduais e governo federal, etc.) dar suporte para o crescimento sustentado da geração por fonte eólica buscando diminuir a percepção de risco criada por mudanças nas regras e falta de agilidade na regularização de projetos e suas respectivas licenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário