10/08/2010

Espanha quer parceria com Brasil na área de energia

Em visita ao Brasil, ministra Cristina Mendizaval propôs ações bilaterais no setor
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, José Antonio Coimbra, recebeu a visita da ministra da Ciência e Inovação da Espanha, Cristina Garmendia Mendizaval. A ministra veio ao Brasil para apresentar e discutir o interesse da Espanha em investir nas ações bilaterais de desenvolvimento conjunto de projetos em energia.
Cristina Mendizaval afirmou que o governo espanhol está desenvolvendo políticas de eficiência energética, além de estudos sobre o uso de diferentes fontes de energia na construção civil, bem como o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos.
Ainda segundo a ministra espanhola, a Espanha pode colaborar com o Brasil no desenvolvimento do parque eólico nacional, uma vez que o país europeu é uma grande produtor de energia eólica offshore. A executiva falou sobre a criação de um Centro Binacional, um projeto científico e tecnológico para a exploração de petróleo na Espanha, que teria a participação da Petrobras e da Repsol. Já o secretário-executivo José Antonio Coimbra falou sobre a participação da Espanha na expansão do sistema de transmissão de energia elétrica no país e do interesse do Brasil em ampliar os conhecimentos sobre energia eólica. O secretário apresentou as dificuldades do uso da energia eólica marinha e os desafios que o Brasil encontra na integração das usinas desta natureza no sistema integrado de energia existente no país.
Durante a reunião falou-se da possibilidade do contato dos espanhóis com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), que poderia ser de grande colaboração para a política de eficiência energética. O assunto é de preocupação da Espanha, país que hoje tem o maior consumo de energia de toda a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário