21/05/2018

Mais de 27 GW de Projetos e Eólicos Cadastrados pela EPE para o Leilão A-6/2018. Total de 59,1 GW

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu em 18 de maio último o cadastramento de 1090 Empreendimentos de Geração para o Leilão de Energia Nova A-6/2018 previsto para realização em fim de agosto de 2018. 

Mais de 27 GW distribuídos em 928 projetos referem-se a Centrais Geradoras Eólicas. A fonte segue como a de maior oferta entre as novas fontes renováveis mostrando a força da energia eólica no setor elétrico brasileiro sendo menor apenas que a fonte termelétrica a Gás Natural com 28,9 GW cadastrados. 

Importante ressaltar que a efetiva habilitação dos projetos se dá apenas na próxima etapa quando a EPE analisará efetivamente questões relacionadas a cronograma, licenciamento, orçamento, ponto de conexão entre outros parâmetros específicos do leilão. 

Como novidade para a energia eólica neste leilão, surgiu a mudança do regime de contratação da fonte que passa ser na modalidade quantidade. Esta mudança representa um desafio adicional e um item importante nas análises de riscos dos novos projetos eólicos. 

Fonte: EPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário