segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Espanholas Iberdrola e Gamesa firmam nova aliança

Ibedrola vai utilizar ao menos 50% de máquinas da parceira em suas usinas até 2022
As espanholas Gamesa e Iberdrola fecharam na última quarta-feira (21/12) um novo contrato para fornecimento e manutenção de turbinas eólicas até 2022. As duas empresas consideraram este novo contrato de cooperação mais flexível e adaptado à situação atual do mercado do que um anterior, que havia sido firmado em 2008 e que foi posteriormente suspenso. Segundo as companhias, o acordo vai proporcionar maior estabilidade e, ao mesmo tempo, permitir que as duas mantenham a liderança no setor éolico.
Pelo novo acordo, a Iberdrola assume o compromisso de comprar 50% de turbinas eólicas Gamesa no período entre 2013 e 2022 ou 3.800 MW em capacidade instalada - o que vier primeiro.
Este acordo incluiu ainda o fornecimento de serviços de operação e manutenção, por um período de três anos, de 1.748,3 MW de turbinas G4X (650 kW) e G5X (850 kW) instaladas em Portugal e na Espanha. Outros 2.312 MW, em aerogeradores G8X (2 MW) deverão receber por mais um ano os serviços de manutenção da Gamesa.
Por último, as empresas espanholas promoverão pesquisas na busca do aumento da confiabilidade das turbinas eólicas, estendendo seu ciclo de vida e a taxa de conversão dos aerogeradores. A parceira ainda buscará oportunidades para instalação de futuras eólicas offshore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário