
Assim como a maioria dos profissionais do segmento, tenho andado muito ocupado com os preparativos para o leilão de energia eólica. O momento agora é de preparação e de estudos para apurar os resultados financeiros dos projetos e projetar a competitividade de cada empreendimento. Neste período nossa equipe tem atuado no apoio aos empreendedores sobretudo com ofertas e estimativas para formar o custo total do investimento e sobretudo os montantes de financiamento a serem contratados.
No entanto, hoje fiz questão de dispensar um tempo para divulgar a primeira foto de um aerogerador Vestas montado no Brasil. A partir de agora resta o comisionamento e a conexão à rede. Este aerogerador encontra-se em um parque eólico do nordeste e brevemente será divulgado pelos proprietários. A Vestas é líder mundial em energia eólica e sua presença no Brasil é mais um sinal da maturidade do nosso mercado.
Nossa competente equipe foi contratada pelo fabricante Dinamarquês para realizar a descarga, montagem, comissionamento e colocação em operação em conjunto com equipe de supervisão de montagem da Vestas. Também fomos responsáveis pelas obras civis e construção da infra-estrutra elétrica para escoamento da energia do parque. Tenho orgulho de ter colaborado para este empreendimento na época de sua viabilização dando apoio na elaboração de ofertas e negociações contratuais.
Como dizia o filósofo Immanuel Kant: "O real prova o possível." A parceria Arteche-Eurogruas transformou possibilidades em realidade. Uma realidade que vem mostrar a todos que estamos preparados para contribuir no crescimento do terceiro eixo da energia renovável Brasileira.
Meus sinceros parabéns a todos os envolvidos neste empreendimento!
Correção: De fato, o primeiro aerogerador Vestas do Brasil está em Fernando de Noronha. A falha deste humilde blogueiro pode ser compensada pelo fato de ser o primeiro aerogerador montado no continente como parte de um montante de mais de 200 MW já contratados com a Vestas e em fase de montagem no Brasil.
Fantástico, Márcio! Onde estão instalados os geradores eólicos? O seu blog tá bem profissional, parabéns. Um abraço do sul. Italo
ResponderExcluirGrande Ítalo, obrigado pelo comentário. Existem Parques Eólicos em operação no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba além de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Salvo engano ou esquecimento meu, há parques em construção ou em fase final de testes antes da entrada em operação no Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Todos fazem parte do PROINFA, um programa de 2002. O leilão de reserva exclusivo para energia eólica que será realizado hoje deve gerar novos projetos e alavancar de vez o segmento no Brasil. Um abraço.
ResponderExcluirGostaria de conseguir um telefone de contato com a Arteche Eurogruas.
ResponderExcluirVc conhece
Me passe seu nome, fone e e-mail por um comentário e te ajudo. O comentário não será publicado.
ResponderExcluirPode dizer qual o guindaste que está sendo utilizado para as montagens?
ResponderExcluirVC ESQUECEU DOS PARQUES DE GRAVATÁ, POMBOS E PIRAUÁ EM PERNAMBUCO. UM GRANDE ABRAÇO E CONTINUE ASSIM..
ResponderExcluirWaldemar, São utilizados geralmente três Guindastes. Um de maior porte e dois auxiliares. Os guindastes utilizados nesta montagem são de fabricação Terex-Demag.
ResponderExcluirPrezado Colega, O aerogerador da foto pertence a um destes parques. Não quis identificar os parques para proteger os interesses do cliente. Na verdade, o primeiro aerogerador da Vestas no Brasil foi montado em Fernando de Noronha há algum tempo. Estes 15 aerogeradores de Pernambuco são de maior porte.
ResponderExcluirOlá, sou técnico em elétrica, trabalho para uma das concorrentes da Vestas aqui no brasil e do mundo, gostaria de saber se você tem notícias sobre os parques eólicos da Vestas no Rio Grandes do Norte, como está o andamento e o retorno financeiro para cargos como o meu. Grato.
ResponderExcluirInfelizmente não tenho esta informação.
ResponderExcluirSenhor Marcio, sou tecnólogo em fabricação mecânica e técnico em informática e gostaria de saber se vocês estão precisando de novas equipes,pois estou à disposição para uma avaliação. caso seja afirmativo deixarei meu contato, currículo e e-mail.
ResponderExcluirUm otimo dia. Agradeço a oportunidade.
Prezado Colega, por favor me envie seu e-mail por comentário para eu responder e poder receber o seu currículo. Vou encaminhar ao responsável e caberá a ele entrar em contato contigo. Boa sorte na sua busca.
ResponderExcluirPrezado Márcio, estou sendo designado para acompanhar fase de comissionamento em um parque eólico, gostaria ter acesso a fontes de consulta sobre todas a fases que envolvem este tipo e empreendimento.
ResponderExcluirgostaria de saber o contato do rh da vestas ,tenho experiência em eólica e gostaria de trabalhar na Vestas.
ResponderExcluirRomulo, infelizmente não tenho esta informação. Sugiro consultar o site da Vestas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPrezado Luis Paulo Farias, sugiro pesquisar home-pages dos fabricantes de equipamentos. No entanto, acredito que exista pouca legislação específica por se tratar de know-how estratégico dos fabricantes.
ResponderExcluirUm abraço.
Torres- Diretor Presidente da Multipesa, nossa especialidade e Transporte de componentes aeólicos, locação de guindastes de 30 a 500 ton.
ResponderExcluirwww.multipesa.com.br