16/12/2009
Em tempos de COP-15 vale a pena relembrar...
O potencial eólico brasileiro pode superar 300 GW segundo novos estudos com alturas acima de 50 metros. O leilão de energia de 14/12/09 mostrou que a médio e longo prazo a energia eólica terá uma convivência pacífica com a modicidade tarifária.
Porém deixando de lado as questões políticas e econômicas devemos lembrar que a energia elétrica a partir de fonte eólica é uma solução eficaz para conter o aquecimento global.
Vale a pena rever o vídeo do link abaixo: http://www.windpowerworks.net/pass_it_on/start_generating_the_power_of_change/five_reasons_to_act.html
Energia Eólica: Cinco razões para agira agora:
1. A Energia eólica é limpa, sua viabilidade está comprovada e está disponível em quase toda o planeta;
2. A energia eólica faz parte do mix de energia de 70 países;
3. Centrais de Geração a partir de Energia eólica podem ser implantadas em larga escala em uma questão de meses;
4. A energia eólica evitará a emissão 10 bilhões de toneladas de CO2(ou mais, só depende de nós!!!) até 2020;
5. Precisamos desenvolver a tecnologia eólica como forma de contribuir no esforço para evitar as mudanças climáticas.
A energia eólica é uma realidade... passe isto adiante!
Nossos líderes devem conhecer estess fatos. devemos agir agora.
Traduzido (salvo comentários em negrito) de: http://www.windpoweroworks.net/
11/12/2009
Primeiro Aerogerador Vestas montado no Brasil

Assim como a maioria dos profissionais do segmento, tenho andado muito ocupado com os preparativos para o leilão de energia eólica. O momento agora é de preparação e de estudos para apurar os resultados financeiros dos projetos e projetar a competitividade de cada empreendimento. Neste período nossa equipe tem atuado no apoio aos empreendedores sobretudo com ofertas e estimativas para formar o custo total do investimento e sobretudo os montantes de financiamento a serem contratados.
No entanto, hoje fiz questão de dispensar um tempo para divulgar a primeira foto de um aerogerador Vestas montado no Brasil. A partir de agora resta o comisionamento e a conexão à rede. Este aerogerador encontra-se em um parque eólico do nordeste e brevemente será divulgado pelos proprietários. A Vestas é líder mundial em energia eólica e sua presença no Brasil é mais um sinal da maturidade do nosso mercado.
Nossa competente equipe foi contratada pelo fabricante Dinamarquês para realizar a descarga, montagem, comissionamento e colocação em operação em conjunto com equipe de supervisão de montagem da Vestas. Também fomos responsáveis pelas obras civis e construção da infra-estrutra elétrica para escoamento da energia do parque. Tenho orgulho de ter colaborado para este empreendimento na época de sua viabilização dando apoio na elaboração de ofertas e negociações contratuais.
Como dizia o filósofo Immanuel Kant: "O real prova o possível." A parceria Arteche-Eurogruas transformou possibilidades em realidade. Uma realidade que vem mostrar a todos que estamos preparados para contribuir no crescimento do terceiro eixo da energia renovável Brasileira.
Meus sinceros parabéns a todos os envolvidos neste empreendimento!
Correção: De fato, o primeiro aerogerador Vestas do Brasil está em Fernando de Noronha. A falha deste humilde blogueiro pode ser compensada pelo fato de ser o primeiro aerogerador montado no continente como parte de um montante de mais de 200 MW já contratados com a Vestas e em fase de montagem no Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)