18/01/2011

Eletrosul toca obras do parque eólico Cerro Chato, no Rio Grande do Sul

Estatal já construiu as bases dos aerogeradores para usinas que vão somar 90MW de capacidade instalada
A Eletrobras Eletrosul anunciou nesta segunda-feira (17/1) que as primeiras bases dos aerogeradores que irão formar o parque eólico Cerro Chato, que a estatal constrói, em parceria com a Wobben, na cidade de Sant´Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, já estão concluídas. As obras das fundações tiveram início em dezembro e até o momento foram concretadas três bases, de um total de 45, que formam as três usinas do complexo. Para marcar a data será realizada uma visita técnica ao empreendimento no dia 19 de janeiro com a presença de diretores das duas empresas, autoridades locais e imprensa.
Esta é a primeira planta para geração através dos ventos da Eletrosul - a concessão foi conquistada no primeiro leilão de energia eólica promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dezembro de 2009. Na ocasião, a estatal vendeu energia a um preço de R$131 por MWh - o que a tornou, na época, a usina mais barata do País. Os trabalhos iniciaram pelo parque III – o primeiro a ser construído – sendo que em cada base foram utilizadas cerca de 50 toneladas de ferro para a armadura e lançados 500 m³ de concreto.
De acordo com o engenheiro Franklim Fabrício Lago, coordenador da implantação do complexo eólico, a previsão é de até o final do mês de janeiro outras cinco bases estejam concluídas. Finalizada esta etapa iniciam os trabalhos de montagem dos aerogeradores, prevista para fevereiro de 2011. As primeiras torres e alguns equipamentos chegam a Sant´Ana do Livramento ainda neste mês.
“O transporte dos equipamentos está demandando um planejamento de logística apurado, pois eles virão da Alemanha, de Sorocaba (SP) e Gravataí”, explica o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, lembrando que o uso de materiais da região foi decisivo na composição do preço final do empreendimento.
A construção da usina eólica – cuja conclusão deve acontecer no segundo semestre de 2011 – representa investimentos de R$ 400 milhões e a geração de 1.300 empregos diretos e 1.800 indiretos. Os módulos do parque somam 90MW em capacidade instalada. A planta é resultado de uma parceria formada pela Eletrosul (90%) junto à Wobben (10%), subsidiária no Brasil da alemã Enercon, fabricante de aerogeradores. As duas empresas constituíram a Eólica Cerro Chato S/A, responsável pela implantação, manutenção e operação das usinas.
O empreendimento, que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), contará, ainda, com uma subestação coletora em 230kV e uma linha de transmissão que levará a energia produzida até a Subestação Livramento 2, a partir da qual será distribuída para o Sistema Interligado Nacional.

Um comentário:

  1. felicitaciones, en Cali, Colombia apenas empezamos a trabajar la e. eólica.
    www.ingenieriabioclimatica.com

    ResponderExcluir