28/09/2009

Custos da Energia Eólica x Modicidade Tarifária x Desoneração Tributária

Para entender melhor as questões relacionadas à modicidade tarifária e os custos da energia eólica no Brasil recomendo a leitura do artigo dos Srs. Guilherme de A. Dantas e André Luis da Silva Leite, do Gesel-UFRJ, publicado no Canal Energia de 25/09/2009. Nele os ilustres acadêmicos ponderam vários fatores que impactam no custo da energia eólica no Brasil e no mundo e seu impacto sobre o aspecto mais relevante na visão do governo e das agências reguladoras nacionais: a Modicidade Tarifária. Em minha opinião o artigo permite concluir pela necessidade de clara de desoneração da cadeia tributária e evitar a qualquer custo políticas que representem reserva de mercado. No entanto, diante da possibilidade de perda de receita tributária, a tentação da reserva de mercado parece um atalho fácil para o governo. A experiência mostra que o caminho não por aí. A indústria nacional sobreviverá e será competitiva quando tiver condições iguais de concorrência. Costumo dizer que o maior concorrente que enfrentamos todos os dias é o risco de inviabilidade dos projetos. A desoneração tributária e o incentivo a competitividade do mercado ajuda a combater este concorrente que ameaça à indústria como um todo. Abaixo o link para a matéria do Canal Energia: http://www.canalenergia.com.br/zpublisher/materias/Newsletter.asp?id=73924

2 comentários:

  1. Prezado Marcio Elizeu,

    No referido artigo do GESEL os dados sobre a existência de tarifa de energia eólica de US 0,04 por kWh estão incorretos.
    Você tem a fonte?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Colega, Consta no post o nome dos autores e o link no Canal Energia. Infelizmente, o canal energia passou a cobrar pelas informações e ainda não me cadastrei para este acesso. Se conseguir alguma informação, publicarei. Um abraço.

    ResponderExcluir